O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe, no dia 09/05, às 19h30, a Roda de Conversa, “Cozinha Mineira: Da Tradição à Inovação”.
Representantes do curso de Gastronomia do Centro Universitário UNA, do Instituto Periférico, do Restaurante Dona Lucinha e do Iepha-MG se reunirão, no MM Gerdau, para um bate-papo sobre a tradição e a evolução da cozinha mineira, os utensílios, as técnicas e os modos de fazer os pratos que caracterizam a cultura alimentar do estado. Também serão pauta do encontro os produtos regionais orgânicos e inorgânicos, a ecogastronomia e a importância da formação dos profissionais conscientes acerca da sustentabilidade e dos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para a Agenda 2030 da ONU.
O bate-papo é aberto ao público e é organizado pela professora e mestre Rosilene Campolina e pela coordenadora de projetos de patrimônio cultural do Instituto Periférico, Luciana Praxedes. Além das duas profissionais, estarão presentes a chef Márcia Nunes, pelo Restaurante Dona Lucinha, e a analista de patrimônio imaterial do Iepha-MG, Maria Luiza Oliveira. Luís Fernando Borba, da Yes, Nós Temos Café, marcará presença apresentando a sua cafeteria e a sua história com os cafés mineiros.
A programação conta com a exposição e a venda de produtos tradicionais da cozinha mineira, apresentação de vídeos e publicações produzidos pelo projeto Cozinha Mineira Patrimônio, sob a coordenação do Instituto Periférico. Haverá momento literário, com autógrafos e venda dos livros “A arte da Cozinha Mineira”, de Márcia Nunes e Dona Lucinha, e “A cozinha de Minas e a coquetelaria no mundo das especiarias”, da escritora da Miriam Cerutti, com oferta de um shot mineiro, drink criado com goiabada e cachaça. Ao final, teremos degustação de café e pão de queijo, além da venda de alguns produtos mineiros e muito networking!
Rosilene Campolina é mestre em Gastronomia e Sustentabilidade, é professora universitária na UNA, especialista em Cozinha Mineira e Brasileira. Rosilene é jornalista, administradora do portal Chefachef, curadora do festival Minas + Doce, Saberes & Sabores de Araxá, Cachaça Gourmet e idealizadora dos projetos acadêmicos GastroUna e “LEIA – hortas urbanas sustentáveis”. Foi campeã do concurso Les Chefs Sofitel/Bacalhau da Noruega/Norge e Programa Menu Confiança/GNT. Rosilene também recebeu o troféu Mulher Influente na Gastronomia e o Prêmio Jornal MG Turismo. É colunista na Rádio Inconfidência com o quadro “Momento Gastronômico com Rosi Campolina” e da revista Viva Grande BH e Portal “Minas é um luxo”. Jurada do festival Comida di Buteco, da Confeitar Minas e do Festival da Jabuticaba de Sabará e da Quitanda de Congonhas, é membro-fundadora do grupo “Junto dos bão que a gente fica mió”.
Luciana Praxedes é doutora e mestre em Educação pela FaE/UFMG, é pós-graduada em Comunicação pela Fafich/UFMG e graduada em Jornalismo pelo UNI-BH. Como trajetória profissional, destaca-se a experiência em gestão de projetos culturais e educacionais, produção de eventos culturais, corporativos e acadêmicos, além da atuação em áreas como fomento cultural, comunicação organizacional e projetos editoriais. Com ampla experiência docente, possui livro, capítulos e artigos publicados no Brasil e em Portugal. No Instituto Periférico, é coordenadora dos projetos “Cozinha Mineira Patrimônio” e “Queijo Artesanal – Sabores e Saberes Mineiros” e tem se dedicado aos estudos sobre o patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais.
Márcia Nunes, serrana, graduou-se em História pela UFMG em 1987. Estudou as manifestações de religiosidade popular e produziu uma pesquisa da história e significação simbólica da Festa do Rosário do Serro. Por influência do curso que fez, percebeu a importância cultural e histórica do trabalho de Dona Lucinha e passou a dedicar-se, junto a ela, ao estudo da cultura culinária mineira. Atualmente administra um dos Restaurantes Dona Lucinha. É coautora do livro “História da Arte da Cozinha Mineira por Dona Lucinha”. O trabalho é fruto de uma parceria de mãe e filha voltada para a pesquisa de um mesmo tema e o livro serviu de fonte de inspiração para o tema do Carnaval de 2015 da Salgueiro. Fruto da sua pesquisa sobre religiosidade popular, publicou, em 2018, “Festa do Rosário do Serro” e a obra será disponibilizada em biblioteca digital voltada para os portadores de deficiência visual.
Maria Luiza Oliveira é mestre em História pela UFF com projeto de pesquisa junto às comunidades Jongueiras do sudeste e bacharel em ciências sociais pela FGV-Rio, atua no campo do patrimônio cultural desde 2012 como consultora e analista no desenvolvimento de ações de mobilização, inventário e salvaguarda junto às comunidades tradicionais. Atuou, também, em pesquisas para processos de licenciamento ambiental em âmbito nacional. É analista de patrimônio imaterial da Gerência de Patrimônio Cultural Imaterial do Iepha-MG desde março de 2023.
COZINHA MINEIRA: DA TRADIÇÃO À INOVAÇÃO
Com Rosilene Campolina, Luciana Praxedes, Márcia Nunes e Maria Luiza Oliveira
Data: 09/05/2024, quinta-feira
Hora: 19h30
Acessibilidade: Libras
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal e ao vivo no YouTube do MM Gerdau, nete link.
https://www.youtube.com/watch?v=2VuhPzJiKao
Link do Texto de origem: https://mmgerdau.org.br/programacoes/cozinha-mineira-da-tradicao-a-inovacao/